A gaseificação permite que biomassas sólidas sejam convertidas em gases combustíveis (gás de síntese formado por H2 e CO). Um uso promissor de gaseificadores ocorre quando há fornecimento do gás a motores sem a necessidade de armazenamento intermediário. Ciclos termodinâmicos como Otto, Diesel já empregados em motores de ciclomotores, motocicletas, caminhões, carros e barcos podem usar o gás de síntese após mínimas modificações.
No Brasil e em outros países é possível retomar o uso de gaseificadores embarcados em veículos terrestres para mobilidade alternativa não-elétrica. Tal ideia se mostra ainda mais promissora, se o aparato gaseificador-motor puder ser usado de forma estacionária associado a um gerador para microgeração distribuída de eletricidade. Pesquisadores do IATI estão desenvolvendo um tipo de gaseificador versátil, compacto e de baixo custo.
Gaseificadores de biomassa permitem um uso tríplice: o gás pode ser usado como insumo para fins industriais (por exemplo em: cimenteiras, indústrias de fertilizantes, siderúrgicas e termoelétricas), pode ser usado em motores para mobilidade com gaseificação a bordo e pode ser usado para microgeração elétrica/calor.
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