pt Português
Notícia Publicação

A última edição do Seminário Técnico de Proteção e Controle – XVI STPC, promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE, proporcionou conexões, experiências e apresentações de artigos técnicos de alto nível. Um dos trabalhos premiados durante o evento foi o “Impactos da compensação série capacitiva de linhas de transmissão sobre técnicas fasoriais de localização de faltas: prova de conceito e desafios”, o qual foi desenvolvido por profissionais e pesquisadores parceiros do IATI – Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação. 

A premiação aconteceu no âmbito do seminário que é o maior evento da área de proteção de sistemas elétricos no Brasil. O CIGRE é uma comunidade global e colaborativa comprometida com o programa de desenvolvimento de conhecimento no mundo, o que lhe confere reconhecimento internacional. O artigo premiado é fruto da colaboração técnica entre a Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, CEPEL, IATI e Evoltz.  O artigo foi liderado pelo professor Kleber Melo e Silva, contando ainda com a co-autoria dos pesquisadores/professores Felipe Lopes, Raphael Reis, Amauri Britto, Eduardo Ribeiro, Caio Moraes, Marco Rodrigues e Rodrigo Agostinho. A pesquisa tem como objetivo a obtenção de melhorias de procedimentos de localização de faltas em linhas de transmissão disponíveis em um programa do CEPEL, o Sinape.NET. 

De acordo com os autores, o CIGRE permite o intercâmbio de profissionais especialistas no mundo todo para elaboração de documentações técnicas que são amplamente utilizadas pela indústria global. No Brasil, o STPC é considerado o maior e mais importante evento na área de proteção. “O alcance é muito grande, muito amplo no contexto industrial e no contexto das empresas do setor elétrico. O reconhecimento da indústria nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e que os desenvolvimentos apresentados realmente trarão benefícios para uma problemática real do cotidiano das empresas”, afirma o professor Kleber Melo e Silva, líder do artigo premiado.  

No artigo foram apresentados resultados preliminares de uma preparação para etapas posteriores de uma pesquisa mais ampla sobre localização de faltas em linhas de transmissão, iniciada no primeiro semestre de 2022. Nesse sentido, foram necessárias adaptações dos modelos computacionais para simulação de transitórios eletromagnéticos no sistema Evoltz, permitindo uma representação mais fidedigna do sistema elétrico em estudo. 

“Dessas constatações, nós pudemos chegar a uma representação bastante realista do sistema onde serão aplicadas as funções de localização de faltas desenvolvidas. A partir dessa representação realística do sistema elétrico em estudo, nós conseguimos identificar os desafios que terão de ser superados”, explicam os autores. 

Do ponto de vista prático, a ideia do estudo é de que, ao aprimorar o procedimento de localização de faltas, seja possível agilizar o reparo da linha de transmissão após a ocorrência de curto-circuito. Ou seja, localizando a falta mais precisamente e mais rapidamente, pode-se despachar equipes de manutenção de uma maneira mais rápida reduzindo a duração do desligamento e, consequentemente, ter menores perdas financeiras para a empresa detentora dos ativos, diminuindo também os impactos sociais tipicamente provocados por blackouts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *