Nas últimas semanas, novas manchas de petróleo bruto voltaram a aparecer no litoral nordestino (entre os Estados da Bahia e a Paraíba), chamando a atenção da população e das autoridades locais, levantando novamente a grave problemática ambiental. Isso veio após o derramamento de petróleo que ocorreram em 2019, provocando danos irreparáveis ao meio ambiente e à economia local. Medidas preventivas devem ser tomadas para evitar que tragédias como essa se repitam.
Ainda em 2019, pesquisadores do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI) coordenados pela Dra. Leonie Asfora Sarubbo, desenvolveram um produto apelidado de BIOGEL, composto biodegradável capaz de remover até 90% do petróleo bruto dos ambientes costeiros e estuarinos impactados pelo desastre ambiental que atingiu as praias do Nordeste. Esta iniciativa não contou com financiamento de instituições externas, públicas ou privadas.
O IATI segue avançando em estudos para o aprimoramento do BIOGEL visando alcançar sua inserção no mercado. Para isso, buscamos investimentos da iniciativa pública ou do setor privado.