pt Português
Nota Oficial

Desde sua criação em 2015, o Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI) vem buscando transformar a vida das pessoas das empresas por meio de soluções inovadoras e sustentáveis. Com a Lei 9.991 de 2000, foi estabelecida a obrigatoriedade dos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Setor Elétrico, segmento em que o IATI desenvolve suas atividades de inovação com destacada atuação nacional. A equipe de pesquisadores do IATI conta com 150 profissionais das mais diversas áreas do conhecimento.

Dentre as soluções de destaque desenvolvidas pelo IATI está o produto apelidado “BIODETERGENTE”, resultado do projeto de P&D ANEEL de código PD-07236-0004/2016, executado pelo IATI e financiado desde o ano de 2016 pela EPASA – Centrais Elétricas da Paraíba S/A. Este detergente, atóxico e biodegradável, foi desenvolvido para realizar a limpeza rápida de resíduos de petroderivados, como óleo combustível OCB1, diesel, óleo lubrificante e graxas, impregnados em peças, pisos e máquinas de usinas termelétricas e outros ambientes industriais.

Já o apelidado “BIOGEL”, detergente atóxico e biodegradável, foi desenvolvido especificamente para limpar o petróleo bruto derramado no litoral nordestino, em 2019, por iniciativa do IATI, sem financiamento de instituições externas, públicas ou privadas. A solução foi desenvolvida pela equipe coordenada pela Dra. Leonie Asfora Sarubbo para auxiliar a limpeza dos ambientes costeiros e estuarinos impactados por esse desastre ambiental.

Portanto, o IATI reforça e comunica através desta que o “BIODETERGENTE” e o “BIOGEL” são produtos com formulação e aplicações distintas, sendo o primeiro desenvolvido no âmbito do Programa de P&D da ANEEL, com investimentos da EPASA, desde 2016, para utilização em ambientais industriais, não sendo adequado a ambientes costeiros e estuarinos.

O Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI), compromete-se a buscar soluções inovadoras e sustentáveis para atender às necessidades do país, dos financiadores e da sociedade civil. Além disso, reforçamos nossa gestão ASG e nossa contribuição com o desenvolvimento sustentável, participando de diversas iniciativas setoriais e multissetoriais de sustentabilidade.

Guilherme Cardim 

Diretor Presidente do IATI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *