pt Português
Parcerias

Referência nacional em pesquisa e geração do hidrogênio verde (H2V), o IATI, agora, ao lado do GESEL (Grupo de Estudos do Setor Elétrico) da UFRJ, é um dos parceiros no Projeto H2 da EDP Brasil, uma das maiores empresas de energia do país. Juntas, as instituições têm investido na utilização do H2V no CIPP (Complexo Industrial e Portuário do Pecém), localizado a 60km de Fortaleza, promovendo o processo de descarbonização nas atividades industriais da região.

O hidrogênio verde é obtido de fontes renováveis, sem emissão de carbono. Dentre as possibilidades de geração do H2V, está aquela em que o hidrogênio é obtido pelo armazenamento do excesso de eletricidade de fontes renováveis intermitentes (eólica e solar), via eletrólise da água e posterior reconversão em células de combustível. A Europa já investe nesta solução para fornecer hidrogênio 100% verde para fins energéticos e/ou tecnológicos. No Brasil, 46% da matriz energética do Nordeste é composta por energia renovável intermitente (BEN, 2021). É por causa do seu potencial e localização privilegiada para exportação à Europa, que empresas têm investido em projetos P&D na região para a produção do H2V.

O IATI desenvolve pesquisas em toda a cadeia de valor do hidrogênio verde, realizando estudos técnico-econômicos que envolvem todas as etapas que compreendem este processo. Além disso, o instituo se empenha na criação de metodologias inovadoras, visando à redução de custos de produção e à viabilização do crescente mercado do hidrogênio.

Foto: Carlos Marlon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *