O Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI) recebeu uma comitiva representando o Polo Gesseiro do Araripe em Pernambuco, que é composta por dez municípios, como também da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. O Brasil é o 16º maior produtor global de gipsita, principal matéria-prima do gesso, e o segundo na América Latina.
Com a chegada recente do gás natural liquefeito para atender o Polo Gesseiro, é crucial buscar um equilíbrio sustentável entre a atividade econômica e a preservação da vegetação nativa.
Durante a visita, a comitiva conheceu as iniciativas do IATI para o setor gesseiro, como técnicas avançadas de ultrassom potencializando sua resistência e podendo deixá-lo hidrofóbico, além da exploração do hidrogênio verde no processo de combustão junto com o GNL para o setor produtivo, promovendo economia de combustível, redução das emissões, o aumento da lucratividade e a possibilidade de gerar certificados de créditos de carbono. Essas ações visam ampliar o valor agregado do produto final.
O IATI reafirma seu compromisso em implementar soluções inovadoras e sustentáveis, beneficiando investidores, mercado e sociedade em geral.