Com o objetivo de apresentar a estrutura de pesquisa do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI), o Diretor Presidente Guilherme Cardim e o Diretor de Negócios Paulo Gama, receberam na última sexta-feira (13), uma comitiva das centrais elétricas EPESA, de Pernambuco, EPASA, da Paraíba, e CPFL Energia, de São Paulo.
Na ocasião, o grupo conheceu os laboratórios, a equipe de pesquisadores como também a nova “Usina de Biodetergente” — projeto que avançou para as últimas fases da cadeia de inovação e já está em comercialização na indústria.
O gerente de inovação da CPFL Energia, Rafael Moya, destacou que o instituto conta com uma estrutura capaz de atender aos problemas demandados pelo mercado. “O IATI vem em franca expansão e continua crescendo sem deixar de entregar produtos práticos. É uma estrutura preparada para receber a demanda do mercado e entregar os projetos de parte técnica e prática de implantação”, disse Moya.
Já o coordenador de gestão integrada das Centrais Elétricas da Paraíba (EPASA), Rodrigo Sérgio, conta que o trabalho desenvolvido com o biodetergente é de extrema importância para o grupo, já que trabalham com óleo pesado e de difícil remoção.
“Desde o início, o projeto já se mostrava promissor e precisava apenas de um apoio para poder crescer. Hoje são quatro empresas cooperadas financiando. A Epasa, a Epesa, Termocabo e Suape 2”. A EPASA, em 2015, identificou a necessidade de limpeza que fosse eficiente nos equipamentos, até que o IATI chegou com a solução, “o biodetergente”. Nos primeiros testes o produto já demonstrou eficiência. Ficamos contentes de participar da construção dessa solução”, afirmou.
O gerente de regulação das Centrais Elétricas de Pernambuco (EPESA), Hugo Pires, participou da agenda e destacou que a Usina de Biodetergente atua além do esperado para o projeto. “Já temos três projetos em andamento com o IATI, sempre focando em novas oportunidades. A usina supera as expectativas, anda muito bem e está ficando pronta antes do prazo que tínhamos programado”, contou.
Participaram ainda da visita ao instituto, os analistas de controladoria da EPASA, Raerisson Pereira e Helton Mariz; e o analista de inovação da CPFL, Guilherme Marchiori.