pt Português
Notícia

O hidrogênio apresenta uma grande oportunidade para o Brasil cumprir seu compromisso climático conforme o Acordo de Paris, visando atingir a neutralidade de carbono até 2050. A tecnologia permite uma mudança rápida dos combustíveis fósseis para fontes de energia limpa, onde o hidrogênio verde tem grande potencial de contribuição. Porém, para isso, é necessário que sejam feitos investimentos significativos na ciência e na tecnologia.

Na última quinta-feira (19), o Diretor Presidente do IATI Guilherme Cardim e o Diretor de Negócios Paulo Gama participaram do lançamento da primeira molécula de Hidrogênio Verde (H2V) produzida no Ceará e no país. A construção da usina H2V é um passo significativo para a produção de energia limpa no país contando com investimento de R$42 milhões. O evento marca a primeira etapa estratégica do desenvolvimento do Projeto Piloto de H2V no Complexo Termelétrico do Pecém (UTE Pecém), comandada pela EDP Brasil e parceiras estratégicas.

No contexto do projeto-piloto H2V, o IATI está a investir na conceção de novas tecnologias, realizando testes de prova de conceito que incluem um sistema de co-queima que melhora a eficiência de combustão das caldeiras e um sistema de armazenamento de gás de baixo custo e fácil implementação. Além disso, o instituto realiza um estudo experimental sobre intermitência na geração de hidrogênio por meio de eletrólise a partir da energia solar fotovoltaica. Também estão sendo desenvolvidos três outros estudos: um sobre tratamentos de água voltados para eletrólise e produção de hidrogênio, outro sobre geração de hidrogênio em sistemas isolados e um terceiro sobre o desenvolvimento de um índice de sustentabilidade na cadeia de geração de hidrogênio.

O IATI – Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação tem como objetivos permanentes a implementação de soluções tecnológicas avançadas para desenvolvimento de projetos, gerando novas ideias para impactar positivamente o mercado.

Descubra como o IATI pode transformar o seu negócio! CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *