O Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI) está entre os protagonistas de uma importante conquista internacional. O consórcio BilgeUP, do qual o IATI faz parte, foi um dos 24 projetos de pesquisa aprovados na 2ª Chamada Transnacional Conjunta (2024-2025) da Parceria de Economia Azul Sustentável, iniciativa vinculada ao programa Horizon Europe, da Comissão Europeia.
Com o tema “Caminhos unificados para uma economia azul com impacto neutro no clima, sustentável e resiliente”, a chamada integra a Década da Ciência Oceânica da ONU e recebeu apoio de agências de 25 países, além da União Europeia. Ao todo, serão investidos cerca de 40 milhões de euros nos projetos selecionados.
Entre os seis consórcios com participação brasileira, o BilgeUP – “Upcycling of bilge water into biobased solutions for ghost-fishing and oil-spilling” propõe o reaproveitamento da água de porão de embarcações como matéria-prima para soluções sustentáveis, com foco na mitigação da pesca fantasma e do derramamento de óleo. A iniciativa será apoiada no Brasil pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).
Essa conquista reforça o papel do IATI como referência em pesquisa aplicada, inovação sustentável e colaboração internacional. Os projetos selecionados terão início entre maio e agosto de 2025, com duração de 36 meses.
“Participar de um consórcio como o BilgeUP, ao lado de instituições de excelência da Europa, mostra o quanto a ciência brasileira pode contribuir para soluções sustentáveis com impacto global”, destaca Leonie Sarubbo, diretora e pesquisadora do IATI.
Para mais informações sobre a chamada e os demais consórcios selecionados, acesse: