O Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI) foi reconhecido com destaque no CINASE 2024, o maior evento itinerante do setor elétrico no Brasil. Três de nossos projetos de PDI receberam o Prêmio OSE (O Setor Elétrico) nas categorias de Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação Tecnológica e Instalações Elétricas (Soluções Não Convencionais em Engenharia Elétrica).
Os projetos premiados foram: Eletroposto Sustentável, E-Lounge e Trilha Verde, financiados pelas instituições CPFL, EDP e Neoenergia, respectivamente. Estes projetos se destacam pela aplicação de técnicas inovadoras e singulares em sistemas e instalações elétricas, reafirmando o compromisso do IATI com o avanço tecnológico e a inovação no setor.
O projeto “Soluções de Suporte à Expansão da Infraestrutura de Recarga de Veículos Elétricos: Eletropostos Integrados à Tecnologia Nacional de Baterias (Chumbo-Carbono) e Sistemas Fotovoltaicos” teve como objetivo principal o desenvolvimento de um Eletroposto Sustentável, composto por estações de recarga rápida, armazenamento de energia em baterias (chumbo-carbono) e sistema fotovoltaico, todos integrados por um sistema de gerenciamento de energia. A solução implementada demonstra a viabilidade de criar um ecossistema de recarga para veículos elétricos, ambientalmente amigável e abastecido por uma fonte de energia limpa, através da geração solar fotovoltaica. Adicionalmente, as estações de recarga rápida de alta potência (duas estações de 60 kW em corrente contínua) são gerenciadas por uma estratégia de limitação de potência e pelo suporte operacional do sistema de armazenamento de energia por baterias, utilizando células de chumbo-carbono de fabricação nacional, resultando em um empreendimento com baixo impacto elétrico na rede de distribuição. O projeto Eletroposto Sustentável foi classificado em primeiro lugar na premiação OSE do CINASE na categoria “Instalações Elétricas”.
O projeto E-Lounge (também intitulado “Uma solução para o reabastecimento de veículos elétricos de frotas no Brasil”) foi premiado com o primeiro lugar na categoria “Inovação Tecnológica” do CINASE. O E-Lounge trouxe inovações no âmbito da mobilidade elétrica no Brasil, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura de recarga para veículos elétricos, tendo como público-alvo empresas de transporte de passageiros em centros urbanos de grande movimentação, para a abertura de novos modelos de negócio. O projeto propõe um modelo de solução que combina o fornecimento de energia renovável solar, conectada remotamente, com o suporte da rede de distribuição e o uso de sistemas de armazenamento de energia. Além disso, o E-Lounge também está desenvolvendo um sistema móvel de carregamento de veículos elétricos, uma solução inovadora que oferece maior flexibilidade e qualidade aos serviços de recarga. Atualmente, o projeto está implantando um segundo eletroposto, o E-Lounge 02, nas proximidades do IATI.
O projeto Trilha Verde, implementado em Fernando de Noronha, expandiu a mobilidade elétrica na ilha com a adição de 18 veículos elétricos e a instalação de 12 ecopostos. Além disso, duas novas usinas solares foram instaladas, incluindo uma equipada com sistema de armazenamento para garantir o fornecimento de energia à noite, assegurando a autonomia da frota. As usinas solares, localizadas em terrenos doados pela Administração de Fernando de Noronha, estão situadas no bairro da Vacaria e na área do Laboratório de Economia Circular, cada uma com uma capacidade de geração fotovoltaica de 50 kWp. Os 12 ecopostos, estrategicamente posicionados pela ilha, abastecem os veículos elétricos exclusivamente com energia limpa, fornecida pela geração das novas usinas solares.
Entre as instituições parceiras envolvidas nestas iniciativas, além do IATI, UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, ITEMM – Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura, Moura Acumuladores, Decathlon Campinas – SP e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).