pt Português
Parcerias

A Light, uma das maiores empresas de energia do Brasil, e um consórcio entre associações do Reino Unido e nacionais ganharam uma competição internacional realizada pelo Programa de Energia para o Brasil (BEP) do governo britânico para fornecer tecnologias inovadoras de energia limpa e testar modelos de negócios em comunidades de baixa renda como parte do esforço do Brasil para uma transição energética e economia de baixo carbono. As entidades lançam oficialmente o projeto piloto Solar Pilar esta semana.

O Solar Pilar vai testar tecnologias inovadoras que ajudem as famílias de baixa renda a reduzir suas contas de energia. O projeto será implementado no bairro de mesmo nome: Pilar, na Baixada Fluminense. Um grupo de 30 residências receberá um “kit” com seis painéis fotovoltaicos, bateria, medidor inteligente e dispositivo de monitoramento de consumo de eletricidade. Serão instalados ainda, aproximadamente 300 painéis fotovoltaicos na subestação Frei Caneca e, por geração distribuída, atenderão outro grupo de residências. Ao todo, 240 famílias participar de um experimento de longo prazo em formato de um “laboratório a céu aberto” com equipamentos de última geração, testando modelos de negócios inclusivos. O piloto amplo envolve da comunidade, com foco especial nas mulheres e outros grupos em situação de vulnerabilidade.

“Temos o prazer de anunciar o lançamento deste piloto que demonstrará como as tecnologias podem apoiar uma transição global para as energias renováveis. Inovações em sistemas inteligentes são uma ferramenta crucial na redução de depreciação e é ótimo para os benefícios sentidos pelos consumidores de baixa renda no Brasil. ”, Diz Clarissa Vargas, diretora do projeto BEP, programa que idealizou o e criou o concurso.

A parte Tecnológica fazer piloto E liderada Pela HVDC Technologies do Reino Unido, Uma Empresa Inovadora de Serviços de Sistemas de Energia com sede em Stafford, ea Entrust Smart Home Microgrid Ltd . Eles levarão energia solar, armazenamento, medidores inteligentes e aparelhos domésticos para Pilar.

A promoção de energia sustentável no Brasil beneficia tanto o país quanto o Reino Unido. Isso proporcionará oportunidades comerciais de longo prazo para empresas britânicas e economia financeira para famílias de baixa renda no Rio de Janeiro.

Além do apoio do governo britânico, o aspecto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do piloto receberá os fundos da Light para testar uma gama de diferentes tarifas de energia de ‘tempo de uso’ que a tecnologia vai possibilitar. Ao todo, o piloto terá um investimento de R $ 6 milhões.

“Esse intercambio possibilitará alternativas de consumo, disponibilizando energia limpa e de qualidade. Essa experiência torna-se importante para o desenvolvimento sustentável, servindo como possibilidade do uso de energia eficiente para as comunidades ”, afirma Raimundo Santa Rosa, gerente de relacionamento com comunidades e eficientização da Light.

O piloto vai levar energia limpa e sustentável para o Pilar e desenvolver aos usuários mais controle sobre o custo da energia que usam. Ele testará o uso de um sistema de energia inteligente, inovador e de baixo carbono para residências. A solução pode ser replicável e vai garantir os benefícios da energia renovável.

O piloto foi idealizado pelo Programa de Energia do Brasil (BEP) , do governo britânico, que mantém projetos para reduzir a pobreza em países parceiros por meio do crescimento econômico inclusivo. O BEP une apoio do Reino Unido e experiência internacional para alavancar o Brasil como uma potência de energia renovável. Por meio piloto, demonstrará o uso inovador de tecnologias limpas de forma economicamente inclusiva.

HVDC Technologies trabalhará com um Entrust Smart Home Microgrid Ltd . (Entrust Microgrid) para fornecer a tecnologia inovadora e o hardware para o projeto, juntamente com a experiência de desenvolvimento do projeto.

“Este projeto de colaboração é um marco importante para o HVDC Technologies permitir criar um modelo a ser replicado em outras regiões do Brasil e assim contribuir para o emprego da tecnologia transformada da qualidade de vida da população com impacto positivo ao meio ambiente”, acrescentaenta André Canelhas, Diretor Geral da HVDC Technologies. A HVDC fornecerá engenharia de integração, além dos módulos fotovoltaicos, medidores inteligentes e baterias.

Entrust Microgrid é uma PME desenvolvida na Lancaster University que possui sistemas fáceis de replicar e dimensionar. A tecnologia HVDC e Entrust Microgrid é complementar e usará tecnologia para fornecer energia solar fotovoltaica com a maior eficiência possível, tanto para uso direto na fonte, em casa, quanto indiretamente por meio do armazenamento em baterias para uso posterior.

Fonte: https://www.ukbrep.org/

Confira a matéria na íntegra – CLIQUE AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *