Em função de sua elevada eficiência, a técnica de saturação com microbolhas de ar induzido tem sido requerida por diferentes tipos de tratamentos de efluentes, em especial de águas oleosas.
A partir disso, o IATI desenvolveu um sistema para aumento da eficiência no tratamento de águas oleosas, utilizando um sistema composto por um tanque de coleta de óleo livre, decantação contínua e uma torre de saturação induzida; atualmente o projeto se encontra na fase de cabeça-de-série e em instalação para operação integrada na usina.
Em resumo, a torre é constituída por bandejas, tendo seu fluxo descendente e microbolhas de ar induzido. A espuma oleosa formada durante o ciclo é coletada e enviada a outro compartimento para que seja recuperada por coalescência. A eficiência do sistema é acima de 95%, conferindo maior valor comercial ao óleo recuperado e liberando maior quantidade de água para reuso.
Esse projeto é executado com recursos do programa P&D regulado pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, coordenado pela Dra. Leonie Asfora Sarubbo e financiado pela Epasa – Centrais Elétricas da Paraíba S/A.