pt Português
Energia Energia Renovável Notícia

O Projeto Pecém H2V – EDP, conduzido pelo Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI), em parceria com a EDP, foi honrado com o prêmio de melhor projeto pioneiro de produção de hidrogênio durante o 3º Congresso Anual de Hidrogênio para a América Latina e o Caribe (H2LAC 2023), no dia 13 de junho. O evento, realizado no Rio de Janeiro de 13 a 15 de junho, teve como objetivo impulsionar o crescimento do ecossistema de hidrogênio, abordando o design, o financiamento e a implementação de projetos H2 que acelerem o desenvolvimento de uma indústria líder mundial de hidrogênio na América Latina e no Caribe. 

A usina H2V marca um avanço significativo na produção de energia limpa no Brasil, com um investimento de R$42 milhões. A planta de Hidrogênio Verde (Pecém H2V), desenvolvida pela EDP, é um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da UTE Pecém. Essa inovadora iniciativa inclui uma usina solar com capacidade de 3 MW e um eletrolisador PEM de última geração, que garante a produção de combustível de origem renovável. A capacidade dessa planta é de 250 Nm3/h de gás hidrogênio. 

O IATI tem participação fundamental nesse projeto sendo o responsável por pilares dessa pesquisa como as provas de conceito para a realização da queima conjunta de hidrogênio e diesel, o desenvolvimento de uma solução inovadora para a queima direta do hidrogênio, estudos de aplicação para o hidrogênio em geração isolada, desenvolvimento de um processo de produção para armazenamento de hidrogênio e tratamento de águas e efluentes para a produção de hidrogênio.  

O reconhecimento recebido no 3º Congresso Anual de Hidrogênio para a América Latina e o Caribe evidencia o compromisso do IATI com o avanço da indústria de hidrogênio através de soluções inovadoras, tendo sua expertise como peça chave para o sucesso do Projeto Pecém H2V – EDP. Com essa conquista, o Brasil se destaca como um dos protagonistas no desenvolvimento de tecnologias avançadas de hidrogênio verde, contribuindo para um futuro mais sustentável e próspero para o país, para a região latino-americana e caribenha como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *