Maior evento técnico do setor elétrico brasileiro, o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil, terá sua 26ª edição de 15 a 18 de maio de 2022, no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro.
O evento contará com apresentação de Informes Técnicos, com vistas à disseminação do conhecimento e ao aperfeiçoamento do setor elétrico em seus aspectos técnicos, comerciais, regulatórios e de gestão.
O IATI parabeniza a aprovação dos seguintes trabalhos e seus autores no SNPTEE:
1) Sistema Embarcado para Inspeção Preditiva de Tirantes de Ancoragem de Torres de Linhas de Transmissão Aéreas – Marcelo de Sá Coutinho, Luiz Henrique Alves de Medeiros, Marcos Tavares de Melo, Lauro Rodrigo Gomes da Silva Lourenço Novo, Douglas Contente Pimentel Barbosa, Marcelo Macêdo Alves, Renan Guilherme Matias dos Santos, Vinícius Leal Tarragô, Henrique Baptista Duffles Teixeira Lott Neto e Paulo Henrique Ramalho Pereira Gama.
2) Ferramentas de Monitoramento Ambiental numa Análise Sobre a Influência de um Sistema de Armazenamento de Energia na Ilha de Fernando de Noronha (Pernambuco, Brasil) – Múcio Luiz Banja Fernandes, Andrea Karla Pereira da Silva, Renata Laranjeiras Gouveia, Midiã da Silva Rodrigues, Rogério José Fragoso de Sousa, Nathália Maria Padilha da Rocha e Silva, Larissa Felix de Lucena e Guilherme Cardim Gouveia de Lima.
3) Normas e Padrões de Conexão e Operação de Microrredes – Levantamento do Status Brasileiro e Proposta de Normatização Técnica – José Filho da Costa Castro, Pedro André Carvalho Rosas, Antonio Roberto Donadon, Ronaldo Antonio Roncolatto, João Henrique Aparecido Leite, Alexander Barros Lima, Vittoria Emanouella Martins Soares de Andrade, Rafael Gomes Bento, Leonardo Mendes Sousa Xavier, José Gomes de Matos, Rodolfo Quadros e João Inácio Yutaka Ota.
4) Análise Técnico Econômica de um Novo Conceito de Coletor Solar Híbrido com Trocador de Calor Polimérico para Painel Fotovoltaico- Victor César Pigozzo Filho, Felipe Cardim de Araújo, Mateus Alan Gabiatti, Daniel Sottovia Gomide, Bruna de Oliveira Busson, Henrique Hipolito, Alexander Leyton Mopan, Loic Tachon, Matheus da Cunha Buss e Júlio César Passos.
5) Maturidade Técnica, Regulatória e Ambiental para Aplicação de Sistemas de Armazenamento de Energia a Bateria – Rafael Freitas Ferreira, Múcio Luiz Banja Fernandes, Nathália Maria Padilha da Rocha e Silva e Rogério José Fragoso de Sousa.
6) Metodologia para Avaliação de Risco Cibernético em Microgrids – Edmar Candeia Gurjão, Rafael Gomes Bento, Ubiratan Alves do Carmo e Luiz Antônio de Souza Ribeiro.
Quando um trabalho científico percorre por todo o processo de avaliação por um comitê, há as avaliações do mérito científico que aquele trabalho pode proporcionar à sociedade e dos parâmetros éticos da contribuição. Quando aprovado e apresentado em um evento científico, diversos pesquisadores e empresas têm a oportunidade de trocarem conhecimento a respeito dos diferentes objetivos, métodos e resultados encontrados. Além de prospectarem possíveis parcerias para projetos. Logo, fazer pesquisa é contribuir de modos cognitivo e ético com a sociedade.