Um dos grandes desafios das termelétricas à biomassa é a disponibilidade dos insumos no local para manter a continua geração de energia no sistema elétrico nacional.
Neste sentido, dispor de uma ferramenta capaz de maximizar os benefícios globais da biomassa disponível contemplando diversas variáveis, inclusive condições sazonais e climáticas, bem como logística, torna-se fundamental para maximizar o benefício global da geração.
Visando atingir esse objetivo, o IATI em parceria com a Brasil Biofuels | BBF, está desenvolvendo um NOVO PROJETO no âmbito do programa de P&D ANEEL, voltado ao estudo de uma ferramenta capaz de avaliar o modelo otimizado na utilização de diversas biomassas, maximizando a geração de energia elétrica. Nesta perspectiva são levantadas informações sobre a logística, a quantidade e característica da biomassa regional e ainda a melhor composição de mix das biomassas ao longo da sazonalidade, considerando fatores relevantes como umidade, disponibilidade, temperatura, condições de plantio, etc.