Com o uso crescente da eletricidade como necessidade básica do mundo moderno, faz-se necessário o estudo de novas formas de armazenar de maneira eficiente, baixo custo e ambientalmente correta a energia produzida.
Diante disso, novos desafios surgem para integrar e superar limitações no uso de tais tecnologias, especialmente com relação à descontinuidade de produção, gerando flutuações na potência, bem como o fato da energia gerada não ser controlada pelo operador do sistema.
Nesse cenário, o IATI avança em estudos para desenvolver um novo dispositivo de armazenamento de energia de alto desempenho, à base de biomateriais de baixo custo, com estrutura nanotecnologica focado em plantas de armazenamento de energia, SIGFI, MIGDI, veículos elétricos e outros dispositivos.
O dispositivo poderá ser aplicado em sistemas de armazenamento e fornecimento de energia como também no setor automotivo, industrial, eletrônicos portáteis, dentre outros.
Este estudo está disponível para discussões e aprofundamento. Desenvolvemos projetos de aplicação inovadora mediante investimentos em PD&I por parte das empresas interessadas.