pt Português
Energia

Muito se discute sobre veículos elétricos que usam baterias recarregáveis associadas a motores elétricos; a questão dos impactos da mineração (geralmente Lítio) em lugares como a tríplice fronteira Bolívia, Chile e Argentina, e o descarte duvidoso e complexo de baterias exaustas suscita a busca por outras alternativas de mobilidade.

Uma opção é o uso de células a combustível e sistemas de armazenamento de H2 e O2 embarcados. Todavia, os catalisadores das células a combustível são sensíveis a contaminantes e muito custosos. O sistema de armazenamento também é custoso, envolvendo compressão a altas pressões ou criogenia a baixas temperaturas. A célula a combustível converte H2 e O2 em eletricidade e água; o eletrolisador tem a função contrária, convertendo água em H2 e O2. A termodinâmica de células a combustível é análoga a dos eletrolisadores; a eficiência da célula de eletrólise é maior em baixas pressões enquanto a eficiência da célula de combustível é maior em altas pressões.

A cadeia de eletrólise da água, armazenamento e reconversão do H2 em eletricidade vem constantemente sendo aperfeiçoada. O IATI desenvolve tecnologias de eletrólise e armazenamento de baixo custo e consumo energético.

Descubra como o IATI pode transformar o seu negócio! CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *