Os atuais isoladores e cruzetas são confeccionados com materiais que exigem um alto consumo de energia no seu processo de fabricação (vidro, cerâmica, concreto/cimento, materiais poliméricos derivados do petróleo), além de sua utilização demandar altos custos de aquisição, transporte e instalação para as distribuidoras de energia.
Sendo assim, pesquisadores do IATI avançam em pesquisas para desenvolvimento de peças confeccionadas com novos materiais ecológicos, com consideráveis reduções de custos com materiais e com a logística. Além disso, a utilização de um novo material ecologicamente correto, reduziria significativamente os impactos ambientais dessa atividade.
Pretende-se utilizar o material proposto em postes, cruzetas e outros acessórios utilizados em distribuição de energia elétrica, como isoladores. Pelo seu baixo custo, peso e facilidade logística, esse material pode ser utilizado junto a consumidores residenciais, comerciais e industriais.
Este estudo está disponível para discussões e aprofundamento. Desenvolvemos projetos de aplicação inovadora mediante investimentos em PD&I por parte das empresas interessadas.