A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco está dando um passo crucial para impulsionar a transição energética e a descarbonização no estado, por meio da implantação do Comitê de Governança. Este comitê representa uma iniciativa de grande relevância, visto que reúne diferentes partes interessadas, incluindo as pastas de Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, a Fiepe, por meio do Senai, contando com a participação de representantes de institutos de pesquisas como o Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE).
O IATI desempenha um papel importante nesse Comitê, dada a sua expertise em tecnologia e inovação. O IATI é reconhecido por sua excelência no desenvolvimento de soluções avançadas que podem catalisar a transição energética e a descarbonização. Sua participação como parceiro no Comitê destaca a importância de alavancar o conhecimento tecnológico e a inovação como motores fundamentais nesse processo de transformação.
O Comitê de Governança terá a responsabilidade de validar e orientar os projetos estruturantes relacionados à transição energética e descarbonização em Pernambuco. Além disso, ele desempenhará um papel fundamental na definição da estratégia e dos objetivos a serem alcançados pelo estado nessa importante jornada. O acompanhamento rigoroso das entregas e a prestação de contas transparente dos recursos públicos captados asseguram a eficácia e a responsabilidade na execução desses projetos.