Diversas pesquisas vêm sendo desenvolvidas para a obtenção de um concreto mais sustentável, na possibilidade de substituir por alternativas mais ecológicas.
⠀
A utilização do composto favorecerá a formação de um aditivo cristalizante, capaz de formar um material cimentício sintético com a presença de Ca(OH)2, que preenche as fissuras em diversos materiais como madeira e concreto. As bactérias adormecidas no composto entram em atividade quando a água infiltra pelas microfissuras e começam a produzir CaCO3, fechando essas rachaduras de forma autônoma em até 3 semanas.
⠀
O estudo realizado pelo IATI, poderá ser utilizado com grandes benefícios na construção, manutenção e reparos, incluindo postes de distribuição de energia elétrica, estrutura em barragens e grandes obras de infraestrutura viária ou industrial. Ampliando o tempo de vida útil das estruturas, com redução significativa dos impactos ambientais e custos.
⠀
Este e outros estudos estão disponíveis para discussões e aprofundamento. O IATI se disponibiliza a desenvolver projetos de aplicação inovadora da solução mediante investimentos em pesquisa e/ou financiamentos por parte das empresas interessadas.