pt Português

LABE - Laboratório de Análises Biológicas e Ecotoxicológicas

Os ensaios biológicos são importantes instrumentos para a avaliação da qualidade ambiental. Os resultados encontrados nas análises de fitoplâncton (organismos de vida livre, como as diatomáceas), zooplâncton (organismos de vida livre, como as larvas de animais) e bentos (organismos que vivem fixos ou não no substrato) além de inventariar a biodiversidade de um determinado habitat, também detecta as condições ambientais, mostrando se há impactos ambientais negativos e processos de eutrofização.

Fitoplâncton/Cianobactérias

O fitoplâncton compreende organismos fotossintetizantes, microscópicos. Sua diversidade e quantidade em um ambiente aquático pode causar benefícios, por meio da disponibilidade de alimento, ou prejuízos, quando são capazes de produzir substância tóxicas para animais aquáticos, terrestres e seres humanos.

Zooplâncton

O zooplâncton é formado por organismos que não produzem seu próprio alimento (heterotróficos), sem capacidade fotossintética. A composição desses animais no corpo hídrico varia de acordo com as condições ambientais e, por isso, são um importante indicador biológico para a qualidade dos ecossistemas aquáticos.

Macroinvertebrados Bentônicos

A presença, quantidade e distribuição dessas espécies ajuda na identificação de impactos ambientais em um ecossistema aquático, assim como em sua bacia de drenagem. Sua capacidade de locomoção limitada, permite que essa comunidade funcione como um acumulador dos eventos que ocorrem em diferentes ambientes aquáticos.