Já está em operação no IATI – INSTITUTO AVANÇADO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO a planta de produção de biodetergente, resultado de um projeto de P&D Aneel com financiamento proveniente da EPESA, EPASA e TERMOCABO que se encontra na fase de Cabeça de Série na cadeia de inovação. Atualmente, a fábrica de biodetergente produz 480 L/h e tem potencial para aumentar o processo produtivo.
O produto gerado é biodegradável e livre de toxicidade, foi desenvolvido ao longo de 6 anos de pesquisas por uma equipe de pesquisadores do instituto coordenado pela pesquisadora Dra. Leonie Sarubbo, e atua na desincrustação de resíduos de petroderivados em ambiente industrial, sendo apresentado como uma inovação tecnológica, uma vez que se trata de um produto biotecnológico não existente atualmente no mercado.
Mensalmente, as quatro usinas termelétricas proponentes do projeto recebem um quantitativo do produto gerado na fábrica de biodetergente e o aplicam na limpeza das peças dos motogeradores. O biodetergente também pode ser aplicado na limpeza de outros tipos de superfícies impregnadas com óleos e graxas, sendo um potencial substituto aos produtos já utilizados para as mesmas finalidades nas usinas.
Descubra como o IATI pode transformar o seu negócio! CLIQUE AQUI