O IATI – Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação tem projeto de pesquisa aprovado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Sob o título “Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para a Produção Industrial de Biossufactantes”, o projeto foi submetido ao Edital 23/2021. As inscrições aconteceram entre os dias 10 de outubro a 18 de novembro e o resultado da aprovação do projeto foi divulgado no dia 25.
O objetivo da FACEPE com a publicação do edital foi incentivar as Instituições Científicas e Tecnológicas do Estado de Pernambuco (ICTs-PE) para a execução de projetos inovadores e que visem ao desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas alinhadas aos setores econômicos estratégicos e às demandas sociais do estado. As instituições que puderam submeter trabalhos foram as de ligação direta ou indireta ao governo estadual ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e que tenham como missão a pesquisa e a inovação tecnológica.
Dentre os critérios de avaliação que determinaram a aprovação do projeto do IATI está a capacidade técnica do coordenador, a viabilidade de sua execução e metodologia estabelecida para o alcance dos objetivos da pesquisa. A proposta do IATI demonstrou grande potencial para desenvolver soluções que respondam às necessidades da sociedade de maneira inovadora e tecnológica, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável do estado, especialmente, para o setor industrial interessado na comercialização de produtos inovadores.