O IATI e a EPASA comemoram o sucesso de uma parceria que resultou na elaboração de um projeto de P&D ANEEL que permitiu o desenvolvimento de um equipamento inovador para o tratamento de águas oleosas usado nos processos de separação do óleo e da água – a torre de pré-saturação induzida. O encerramento do projeto foi apresentado em forma de workshop na última quinta-feira (11/11), na sede da EPASA, em João Pessoa-PB.
Com início em outubro de 2016 e conclusão em setembro de 2021, o projeto foi concluído com êxito, atendendo a todos os requisitos do Programa de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica) da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que leva em consideração os critérios de originalidade, aplicabilidade, relevância e viabilidade econômica de projetos. Dentre os principais benefícios do projeto desenvolvido pelo IATI, está a redução de produtos químicos utilizados no tratamento de efluentes da EPASA.
“A gente fica muito feliz e satisfeito com o resultado desse projeto. Aproveitamos para parabenizar todos os envolvidos nesse processo pelo trabalho executado e pela excelente apresentação durante o workshop. Acredito que o sucesso desse empreendimento se deveu, tanto pelo esforço das equipes, como pela boa relação que se estabeleceu entre os pesquisadores do IATI e os representantes da EPASA. Só tenho realmente o que agradecer por mais essa grande parceria”, registrou o gerente do projeto da EPASA, Rodrigo Dias Baldo.
Ao todo, 14 pesquisadores do IATI estiveram envolvidos no projeto sob a coordenação do pesquisador Valdemir Alexandre dos Santos. Integrando a equipe da EPASA, além do gerente do projeto, Rodrigo Dias Baldo, também estiveram envolvidos o gerente de P&D, Renato Pinheiro, e o analista de controladoria, Helton Mariz. Ao final da apresentação do workshop, as equipes do IATI e EPASA visitaram as instalações da unidade cabeça de série da TPSI – Torre de Pré-Saturação Induzida, produto do projeto de P&D atualmente integrado à operação da EPASA.