O Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI) comemora o resultado do Índice de Inovação dos Estados 2021, elaborado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Nesta edição, Pernambuco está entre os 10 estados mais inovadores do Brasil, tendo sido eleito o mais inovador do Nordeste. Dentre os critérios utilizados para a definição dos resultados, está a análise da intensidade tecnologia da economia local e do capital humano, por exemplo.
Instalado na capital pernambucana, sendo referência na execução e gestão de projetos de inovação (PD&I) desde 2015, o IATI tem motivos de sobra para comemorar e se orgulhar pela conquista, visto que o instituto tem contribuído diretamente para o desenvolvimento tecnológico do Estado e do Brasil.
“A gente fica muito feliz por ver o nosso estado investindo e avançando continuamente no setor da inovação e tecnologia. Como instituto genuinamente pernambucano, nos orgulhamos por contribuir com estudos e pesquisas importantes, que têm garantido mais desenvolvimento a Pernambuco e ao país inteiro. Parabenizo todos os envolvidos neste grande trabalho”, registrou o presidente do IATI, Guilherme Cardim.
O IATI é parceiro tecnológico da 1ª Usina de Hidrogênio Verde do Brasil, que será instalada no Ceará, um empreendimento do grupo EDP e que corresponde a um investimento de R$ 42 milhões. O instituto também dispõe em sua sede de um laboratório de hidrogênio que está em expansão e será o maior laboratório de H2V do Nordeste, atuando no desenvolvimento de tecnologias para a utilização em larga escala do hidrogênio verde (H2V), considerado como a melhor alternativa para o processo de descarbonização da economia mundial. A infraestrutura do laboratório do IATI ainda conta com eletrolisadores, purificadores, sensores, medidores e, em breve, contará com um sistema fotovoltaico específico para a geração de H2V.