pt Português
Premiação

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi palco para a sustentabilidade e a inovação com a cerimônia de entrega da 8ª edição do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável, realizado na noite do último dia 17 de outubro.

​O evento contou com uma palestra do ex-iatista e medalhista olímpico Lars Grael, que incentivou os jovens no desenvolvimento de projetos sustentáveis. “Tomara que este seja o início de uma grande ideia que vai prosperar. Se você tem convicção de que a ideia é boa, lute por ela”, disse o atleta aos jovens. Lars falou ainda sobre os desafios da sustentabilidade e de como o tema avançou ao longo dos anos. Usando exemplos da vida no iatismo, como a despoluição do Lago Paranoá, no Distrito Federal, o medalhista olímpico alertou que muito ainda tem de ser feito quando o assunto é sustentabilidade, e que as grandes ideias inovadoras podem ser caminho para isso.

A 8ª edição do Prêmio contou com mais de 250 trabalhos inscritos por 875 alunos e orientados por 269 professores dos cursos de Engenharia,

Arquitetura e Agronomia de 128 instituições de ensino superior no Brasil. Com o objetivo de reconhecer e incentivar os jovens universitários a pensarem em uma perspectiva sustentável, a premiação busca estimular a geração de conhecimento e difundi-lo junto à sociedade e à comunidade acadêmica.

A Diretora de Pesquisa do IATI, Leonie Asfora Sarubbo teve três trabalhos premiados. Um dos cinco vencedores foi o trabalho intitulado “Formulação de biodetergente comercial para aplicação como dispersante de petróleo e derivados derramados em oceanos”, e os outros dois mencionados abaixo receberam menção honrosa nesta edição do prêmio.

Trabalho vencedor:

CLIQUE E CONFIRA A PESQUISA NA ÍNTEGRA

Título: Formulação de biodetergente comercial para aplicação como dispersante de petróleo e derivados derramados em oceanos

Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP
Alunos: Bruno Galdino de Freitas – Engenharia Química
Juliana Gabriela Moura Brito – Engenharia Química
Orientadora: Profª. Dra. Leonie Asfora Sarubbo

Trabalhos que receberam menção honrosa:

CLIQUE E CONFIRA A PESQUISA NA ÍNTEGRA

Título: Aplicação de Biodesemulsificantes na Separação de Derivados de Petróleo em Água

Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP

Alunos: Bruno Augusto Roque- Engenharia Química

Adriana Adrielle Pinto – Engenharia Química

Orientadora: Profª. Dra. Leonie Asfora Sarubbo

CLIQUE E CONFIRA A PESQUISA NA ÍNTEGRA

Título: Utilização de Biodetergente como Coadjuvante do Processo de Flotação por ar Dissolvido de Resíduos Oleosos Industriais.

Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP

Aluno: Priscilla Ferreira Correa – Engenharia Química

Orientadora: Profª. Dra. Leonie Asfora Sarubbo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *